Deputado Federal Félix Mendonça Júnior é Investigado por Desvio de Emendas em Operação da PF na Bahia

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA), em seu quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, está no centro das investigações da Operação Overclean, da Polícia Federal, que apura o desvio de emendas parlamentares destinadas a municípios baianos. A quarta fase da operação, deflagrada nesta sexta-feira (27), resultou no afastamento de três prefeitos da Bahia com ligação política direta com o parlamentar.


Detalhes da Investigação e Envolvimento do Deputado

Embora Félix Mendonça Júnior não tenha sido alvo de busca e apreensão nesta fase, ele passou a ser formalmente investigado como um dos integrantes do principal núcleo do esquema. As apurações da Polícia Federal indicam suspeitas de fraude em licitações, superfaturamento de contratos e repasse indevido de recursos públicos entre os anos de 2021 e 2024. Os prefeitos afastados governam as cidades de Boquira, Ibipitanga e Paratinga, localizadas na Bahia e apontadas como epicentros do esquema. As investigações conjuntas com a Controladoria-Geral da União (CGU) já identificaram mais de R$ 1,4 bilhão em contratos suspeitos, muitos deles firmados com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).


Histórico e Atuação Parlamentar de Félix Mendonça Júnior na Bahia

Nascido em Itabuna, Bahia, Félix Mendonça Júnior foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2007 e cumpre seu quarto mandato consecutivo. Filiado ao PDT, o parlamentar ocupa a posição de membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e é suplente em outras três comissões da Câmara. Além disso, atua como secretário de Relações Internacionais da Casa e preside diversos grupos parlamentares bilaterais.

O deputado tem histórico de atuação na Bahia, com emendas autorizadas e pagas para o estado em diversas áreas, incluindo a saúde. Ele é também empresário com atuação nos setores rural, de engenharia e radiodifusão, tendo sido proprietário de emissoras como a Macaúbas FM, em Macaúbas, e a FM Patrocínio, em Paripiranga. Sua influência política na Bahia também se estende por meio de participações em encontros com figuras políticas do estado, como o ministro Rui Costa e prefeitos de municípios baianos.


Outras Linhas de Investigação e Crimes Apurados

As investigações da Polícia Federal também apuram o uso de uma aeronave pertencente ao empresário Alex Parente, apontado como operador do esquema. Essa aeronave teria sido utilizada por Félix Mendonça Júnior e outros dois deputados federais baianos em viagens políticas e para o transporte de dinheiro em espécie. Em uma das apreensões relacionadas à operação, R$ 1,5 milhão foi encontrado em Brasília. O ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra do sigilo telefônico do deputado no âmbito da quarta fase da Operação Overclean.

Os crimes investigados pela PF incluem:

  • Participação em organização criminosa
  • Corrupção ativa e passiva
  • Peculato
  • Fraude em licitações e contratos administrativos
  • Lavagem de dinheiro

Devido ao envolvimento de parlamentares com foro privilegiado, o caso tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) desde janeiro.


Por Redação Jacobina em Destaque.

📢 Siga o @Jacobina_em_destaque no Instagram para mais notícias, economia e atualizações sobre Jacobina e região.

#Jacobina #Bahia #Notícias #Política #Corrupção #OperaçãoOverclean