Programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola” Oferecem Habilitação Gratuita na Bahia

O Governo do Estado da Bahia lançou oficialmente os programas “CNH da Gente” e “CNH na Escola”, que visam facilitar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para estudantes da rede pública estadual e para a população de baixa renda em todo o estado. As inscrições serão realizadas exclusivamente online, entre os dias 16 e 30 de junho, através do Portal de Serviços do Governo da Bahia. O edital completo será publicado no dia 4 de junho.

Os programas, regulamentados nesta quinta-feira (29) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), representam uma importante iniciativa de inclusão social e qualificação profissional. A gratuidade abrange a primeira habilitação, adição ou mudança de categoria, eliminando custos para os beneficiados.

Detalhamento dos Programas e Requisitos

O “CNH na Escola” é direcionado a estudantes do ensino médio, da educação profissional e tecnológica da rede pública estadual, enquanto o “CNH da Gente” foca na população inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para participar, os interessados devem atender aos seguintes critérios:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Saber ler e escrever;
  • Residir na Bahia.

É importante ressaltar que estudantes menores de 17 anos podem iniciar a formação teórica, preparando-se para a obtenção da CNH no futuro.

Vagas Disponíveis e Detalhamento da Distribuição

De acordo com Rodrigo Pimentel, diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA), serão disponibilizadas um total de 12 mil vagas, distribuídas da seguinte forma:

  • 2 mil vagas para estudantes do ensino médio da rede pública estadual.
  • 5 mil vagas destinadas a estudantes da Secretaria de Educação do Estado (SEC) com idade superior a 18 anos, inscritos no programa Bolsa Presença.
  • 1 mil vagas para o programa Bahia pela Paz, direcionado a jovens, e 50 vagas para atendimento às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus.
  • 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.

O “CNH da Gente” é uma iniciativa de inclusão social que oferece o curso de formação de condutor para as categorias “A” (motocicleta) ou “B” (automóvel) gratuitamente para candidatos de baixa renda em todo o estado. Já o “CNH na Escola” visa proporcionar acesso à formação técnico-teórica para os estudantes do ensino médio, técnico e profissional da rede pública estadual, fomentando a educação e a futura inserção no mercado de trabalho.

Por Redação Jacobina em Destaque.

📢 Siga o @Jacobina_em_destaque no Instagram para mais notícias, economia e atualizações sobre Jacobina e região.

#Jacobina #Bahia #Notícias #Economia #Segurança #Educação #CNHGrátis